Destaque, Estética, Lente de contato dental, Odontologia Estética, Tecnologia Odontológica
6 Mitos ou Verdades sobre Facetas de Porcelana
1. As facetas podem ser utilizadas em mais de um dente.
Verdade. O planejamento digital é fundamental para saber a quantidade de facetas indicada para cada paciente, podendo variar o número necessário para um resultado satisfatório.
2. As facetas são indicadas para correção de dentes tortos.
Parcialmente verdade. Em casos com pequenos defeitos de posição dos dentes, as facetas podem ser usadas para corrigir. Contudo, em casos que requerem grandes modificações, o paciente deve ser tratado com a ortodontia, especialidade direcionada ao posicionamento dental.
3. As facetas alteram apenas a coloração do elemento dental, sem trazer outras mudanças significativas ao dente, como no tamanho e forma.
Mito. Além da cor, as facetas podem alterar a forma e tamanho do dente para um resultado mais estético. Inclusive, em casos que não requerem uma alteração muito considerável, elas podem modificar também a posição dos dentes e serem usadas para correção de fenômenos como o diastema.
4. As facetas de porcelana são mais duráveis do que as facetas de resina composta.
Verdade. Nas facetas de resina, a durabilidade é menor e o aspecto natural que apresenta é sempre inferior, devido a propriedades do material.
5. As facetas de porcelana são um procedimento permanente e duram para sempre.
Mito. A duração de uma faceta dentária varia muito e vai depender do cuidado que o paciente tem com a alimentação (evitando trincar alimentos muito duros e ingerir alimentos que causam manchas nos dentes) e também da forma de oclusão do paciente, tendo-se uma estimativa de durar até cerca de 20 ou 25 anos com os devidos cuidados.
6. O processo para colocar as facetas é doloroso e desgasta a maior parte do esmalte dos dentes.
Mito. A colocação das facetas ocorre de forma indolor e o desgaste é feito de forma pouco invasiva, sendo restrito a parte superficial do esmalte.
Fonte: sorrisologia.com.br
Não existem comentários.