Cirurgia Odontológica, Destaque, Facetas de Porcelana, Implantes, Inovação, Lente de contato dental, Odontologia Estética, Saúde Bucal, Tecnologia Odontológica
O QUE É MOCK UP NA ODONTOLOGIA E QUAL SUA IMPORTÂNCIA?
O termo mock-up, em tradução literal, significa “maquete” ou “modelo”. Mas quando tratamos desse termo na área odontológica, estamos nos referindo a uma técnica que permite que o cirurgião-dentista tenha uma previsibilidade maior dos resultados dos tratamentos odontológicos.
O uso do mock-up permite que o paciente sinta em sua boca como será o planejamento ao qual ele será submetido. Durante o tratamento com laminados de porcelana, por exemplo, o uso desse modelo é essencial, pois com ele o paciente faz um teste com dentes provisórios em plástico.
Então, caso ele aceite o planejamento tanto à aparência quanto à função estética de seus “novos dentes”, o tratamento é finalizado.
Como funciona?
O mock-up funciona na verdade, como um “teste drive”, que permite que dentista e paciente visualizem o planejamento. Ele é muito utilizado em tratamentos com facetas de porcelana, lentes de contato e outros procedimentos estéticos.
Mesmo que seja uma técnica eficaz, o uso do modelo não garante resultados satisfatórios, mas aumenta a sua previsibilidade — fato que contribui para índices mais altos de satisfação do paciente. O objetivo é a melhora na comunicação com o paciente.
O mock-up é usado por um período de 3 até 15 dias, dependendo do tratamento realizado. Ele é, na verdade, um ensaio do futuro sorriso do paciente.
Como é feito um mock-up?
Para confeccionar um mock-up é feito todo um planejamento, no qual o dentista avalia minuciosamente a boca do paciente e seus traços faciais. Essa preparação envolve a realização de fotos e a moldagem da arcada dentária do paciente.
Por meio do modelo, o dentista confecciona um mock-up, que é utilizado como matriz para receber os dentes provisórios.
Quais são as vantagens do uso do mock-up para dentistas e pacientes?
O uso do mock-up permite que o paciente visualiza o resultado final do tratamento sem que nenhum desgaste dentário seja feito — o que é necessário quando é realizado um procedimento com facetas de porcelana. Então, caso o paciente não goste do resultado ou haja necessidade de adaptação, todo o processo é feito nos dentes provisórios.
Com o mock-up é possível mostrar ao paciente possíveis alterações na cor e formas dos elementos dentários. Além disso, a ferramenta possibilita ao dentista avaliar referências estéticas de todo o rosto do paciente e analisar detalhes como a linha média, a linha interpupilar, a linha alta do sorriso e a integração do posicionamento dos dentes com os lábios, entre outros fatores.
Não existem comentários.